As portas do Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral e Profissional Professora Ângela Maria Melo foram abertas no fim de dezembro de 2025 e, com elas, o sonho de centenas de famílias que residem no bairro Japãozinho e em seu entorno. A inauguração da unidade não trouxe apenas tijolos e tinta, mas a promessa de um futuro brilhante para a comunidade, por meio da educação. Agora, os alunos matriculados e seus pais já aguardam ansiosamente pelo início das aulas, que acontecerá nos próximos meses.
O movimento na secretaria confirma a contribuição que a nova unidade está trazendo para a comunidade. Das mil vagas ofertadas, 181 já foram preenchidas, sendo 85 alunos alocados em turmas fechadas. “A unidade está sendo bem procurada. Já temos turmas formadas e estamos bastante ansiosos pelo início das aulas”, explica o secretário da escola, Reinaldo Dias. Segundo ele, a aceitação da comunidade ao modelo de tempo integral tem sido positiva, e a expectativa é de casa cheia para o início das aulas.
Para os alunos, a nova escola é um cenário de novas descobertas e novas oportunidades. Apolo Mendonça, de 11 anos, que ingressará no 6º ano do ensino fundamental, demonstra empolgação com a nova unidade. Sua mãe, Andrea Mendonça, conta que o filho ficou fascinado com a estrutura da escola e as artes feitas pelo artista do bairro, Korea. "Ele ficou encantado, não consegue nem dormir direito de tanta ansiedade para estudar na escola nova", revela. Para ela, a localização é o maior presente. "Ficou ótimo, porque ele só vai descer a rua e chegar à escola", acrescenta.
Quem também está no aguardo do primeiro dia de aula é Willian Vitor Ramos, aluno da 1ª série do ensino médio. Antes, ele precisava se deslocar para longe, mas agora estudará num colégio vizinho de casa. "A escola é bonita, grande e tem uma quadra legal. Minha expectativa é aprender muita coisa", afirma o jovem.
Confiança e credibilidade
A segurança dos pais em deixar seus filhos na nova unidade vem tanto da estrutura quanto da gestão. Max William Ramos, pai de Willian, já conhece o trabalho da equipe diretiva e se sentiu ainda mais seguro em matricular o seu segundo filho na escola. "É gratificante. Meu outro filho já estudou com essa gestão e agora meu segundo filho vem para essa parceria. A escola agregou muito para todos os moradores do conjunto", ressalta.
Para Dona Genivalda dos Santos, mãe de Kaylaine dos Santos, a escola representa um degrau para a vida profissional da filha. "Minha expectativa é que ela saia daqui formada. Que o ensino seja bem melhor e mais evoluído", projeta a mãe, confiante no modelo de tempo integral.
Matrículas da rede pública estadual de ensino
Assim como no Ângela Maria, outras 318 escolas da rede pública estadual, localizadas em todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs), estão com matrículas abertas. A terceira fase, destinada a novos alunos na rede, teve início nesta quinta-feira, 15, e segue até a próxima segunda-feira, 19, através do portal de matrículas da Secretaria de Estado da Educação (Seed), disponível das 8h às 22h.
Para as famílias que enfrentam dificuldades de acesso à internet ou não dispõem de meios tecnológicos, as escolas estaduais disponibilizam seus laboratórios de informática durante o horário de funcionamento. A Seed também oferece suporte por meio do telefone 0800 285 5321 e atendimento online no próprio Portal da Matrícula, no horário das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira.
Fonte: Secom/SE

