A Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase, conta em seu organograma com o setor da ‘Ouvidoria’. Mas o que é uma ‘Ouvidoria’? É um setor de intermediação entre a instituição e a sociedade, atuando como instância de participação social, responsável pelo tratamento, nesse contexto, das manifestações relativas às políticas e aos serviços prestados pelo órgão, com vistas ao aprimoramento da gestão.
É este setor que recebe elogios, sugestões e críticas sejam de pessoas físicas ou jurídicas. A ‘Ouvidoria’ é composto por um ouvidor e um ouvidor substituto. Ambos devem personalizar o atendimento e são responsáveis em garantir resolutividade nas solicitações.
Segundo a Ouvidora da Segrase, Nadjane dos Santos todo e qualquer cidadão podem utilizar o serviço, pois a ‘Ouvidoria’ é a porta de acesso da população a Empresa. “Tiramos dúvidas, ouvimos sugestões e reclamações. Dessa forma a sociedade contribuiu com o aperfeiçoamento da instituição”.
Ainda de acordo com Nadjane, a sociedade pode recorrer a Ouvidoria em anonimato ou identificando-se. “Respeitamos o sigilo de quem não quer se identificar, o papel do ouvidor é escutar e direcionar para a melhor resolução da situação”, explica.
Dentre as responsabilidades e metas propostas do setor estão as ações preventivas, corretivas e de pré-ouvidoria, focadas na diminuição de novas ocorrências, apontando e corrigindo possíveis falhas, propondo e implementando as melhorias necessárias.
Segundo a Ouvidora Substituta, Ayne Noemi Alves Santana a Ouvidoria é um canal de comunicação importante. “É importante a presença desse recurso nas instituições, pois transmite uma maior transparência para a população. Ouvir o cidadão é muito gratificante, faz com que o nosso serviço seja aperfeiçoado”, assegura.
Para o presidente da Segrase, Francisco de Assis Dantas, a ‘Ouvidoria’ é extremamente necessária. “Nosso foco é prestar um serviço de excelência para a sociedade, bem como preservar a imagem da empresa e com esse setor poderemos sempre estar avançando na prestação de serviço”, destaca. A ‘Ouvidoria’ cumpre a Lei de Acesso à Informação.
Constituição
A atuação da Ouvidoria atende, fundamentalmente, ao comando constitucional do art. 37, parágrafo 3º da Constituição que determina que determina ao Poder Executivo, observadas as disposições legais, a instituir e manter serviços de atendimento às reclamações e sugestões dos cidadãos, especialmente os usuários dos serviços públicos e garantir espaços, mecanismos e instrumentos de participação e controle social sobre sua atuação e serviços ofertados à população.
Contatos da Ouvidoria:
E-mail: ouvidoria@segrase.se.gov.br
Telefone: (79) 3205-7440

