_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

‘Fragmentos de Memórias’ livro de Alexandra Brito será lançado em Aracaju

O evento acontece no dia 11 de janeiro, às 17h, na Biblioteca Pública Epifânio Dória

03/01/2022


Quando você fecha os olhos consegue relembrar das coisas boas que viveu na sua infância? Essa é a proposta do livro “Fragmentos de Memórias” escrito pela jornalista e escritora Alexandra Brito, que será lançado dia 11 de janeiro, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, no bairro Treze de Julho, em Aracaju, a partir das 17h.

Elaborado durante o ano de 2020, em plena pandemia, Alexandra rememora coisas que viveu quando tinha entre 3 e 4 anos de idade. “Muita gente me pergunta como consigo lembrar dessa época, já que era tão pequena. Por isso são fragmentos, coisas que me recordo e que, durante muitos anos, conversei com minha mãe”, explica.

De acordo com a jornalista, a ideia do escrever sobre a infância surgiu após a partida da mãe, Dona Márcia, deste plano terreno, logo após a pandemia da Covid-19 assolar o mundo e ser decretado o isolamento social. “Na época que começou, minha mãe estava internada e partiu 33 dias após dar entrada no hospital. Sempre fui muito apegada a ela e sei que o corpo dela descansou” Alexandra.

O livro acabou sendo uma homenagem à mãe, conforme relata a escritora, que quis retratar os momentos bons vividos ao lado da sua genitora, no 18 do Forte, um bairro humilde de Aracaju. “Minha mãe sempre preservou muito as amizades e lá ela tinha vários amigos e a garotada sempre se juntava para brincar na rua de piçarra. Morávamos n rua Nossa Senhora da Glória que começa de um lado da Avenida Visconde de Maracaju e vai até o Alto do Morro da TV. A gente morava bem ao lado do Mercado Municipal do bairro, que ainda continua lá”.

A intenção, reforça Alexandra Brito, é que cada leitor faça o resgate de suas memórias afetivas. “É um livro para os adultos rememorarem a infância e os mais novos conhecerem um pouco das brincadeiras antigas. Tive uma infância simples, numa época em que podíamos brincar na rua, correr, sem medo de violência”, relembra.

Para o diretor Industrial da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe, Mílton Alves, “Fragmentos de Memórias” garantem a história de cada um de nós, “a escritora e jornalista Alexandra Brito narra a sua trajetória com forte sentimento familiar, é uma contribuição valiosa que a Edise acolheu transformando esses fragmentos em livro’.

A publicação tem apresentação da radialista Magna Santana, que relata a amizade com Alexandra Brito e sua facilidade com a escrita. “Certa vez meu filho João Antônio ainda criança me viu colocar um laquê no cabelo e perguntou-me: mamãe tem barata em sua cabeça?. Contei a Xanda e rapidamente virou um de seus escritos e publicado no jornal”.

A escritora Gilmara Gonçalves prefacia o livro. “O que Xanda faz nessa obra é um lindo resgate das experiências vividas na infância e isso nos faz compreender alguns sentimentos que até hoje, na vida adulta, são reproduzidos. ... Xanda nos apresentoa uma criança tão pura e feliz e, por isso, te convido a ler essa obra com um olhar de criança e, por meio das lindas lembranças aqui narradas, viajar na sua própria história”.

Lançamento 

O livro “Fragmentos de Memórias”, editado e impresso pela Editora Diario Oficial de Sergipe, conta com fotos do repórter fotográfico Gilton Rosas e charge de Álvaro Santos. O lançamento acontecerá dia 11 de janeiro de 2022, às 17h, no Biblioteca Pública Ephiphânio Dória. O lançamento tem o apoio do Colégio Amadeus, da Âncora Comunicação, da Sociedade de Anestesiologia de Sergipe (Saese) e da Cooperativas dos Anestesiologistas do Estado de Sergipe (Coopanest-SE).

Alexandra Brito

Nasceu na cidade serrana de Itabaiana. Estudou no Educandário Nossa Senhora da Purificação, nos Colégios Tobias Barreto, Atheneu e Unificado. Fez Faculdade de Jornalismona então Faculdade Tiradentes, atualmente Universidade Tiradentes, onde também foi professora. Como jornalista passou pelas redações da Tv Sergipe, Tv Aperipê, Jornal da Cidade, Correio de Sergipe e Sindipetro. Foi Magna Santana e alguns colegas de profissão, cirou o serviço de som Alô Comércio. Com a Âncora Comunicação atuou em assessoria de imprnesa e comunicação, passando inclusive por órgãos , a exemplo da Secretaria de Saúde de Aracaju e Câmara Municipal de Aracaju, dentre outras instituições.

 

Âncora Comunicação

Assessoria de Imprensa