_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Lançamento de livro sobre Uchôa reuniu familiares, amigos e colaboradores

A obra foi escrita pelo jornalista Milton Alves Júnior

29/04/2022


 

O lançamento do livro ‘Uchôa: multiplicador de sorrisos” foi uma noite especial, pois reuniu familiares, amigos, admiradores do homenageado professor Jouberto Uchôa de Mendonça e colaboradores do Grupo Tiradentes.

A obra escrita pelo jornalista Milton Alves Júnior apresenta com detalhes os 85 anos de vida do professor Uchôa, responsável – ainda que no início da década de 1970 -, pelo progresso do ensino superior em Sergipe. Emocionado, Milton Júnior conta que o professor Uchôa é responsável pela oportunidade de milhares de pessoas terem se graduado. “O povo de Sergipe deve muito a família Uchôa, inclusive eu que sou jornalista graças a Universidade Tiradentes”.

Foram 3 anos produzindo a publicação “ouvi a família, colaboradores que estão no Grupo a 36 anos, é uma obra de biografia que não é 100% apresentada pelo professor, mas pelas pessoas que conhecem ele, os amigos, os familiares, os colaboradores, as pessoas que admiram, os alunos e ex. alunos, é uma obra que é produzida por todos”, detalha.

O escritor ainda dá spoiler do que vai ser encontrado no livro, “as pessoas vão poder conhecer o professor Uchôa que começou a trabalhar na educação como marcador de quadrilha, que adora feira”.

O professor Jouberto Uchôa de Mendonça relatou estar maravilhado, “jamais poderia pensar em uma ação dessas, primeiro pelo autor da obra e depois, pela presença de tantas pessoas que eu admiro, quero dizer que estou muito orgulhoso e saibam que continuarei fazendo tudo que estiver a meu alcance para não frustrar o povo da minha cidade, nem pais, nem professores e nem alunos, espero que eu continue acertando nas atitudes que eu tomo diariamente”.

Ele ainda relembra o início do seu trabalho na educação. “Estou feliz porque Deus me ajudou imensamente a partir de 1960 quando deixei o Ginásio PIO X e comecei o Colégio Tiradentes, era um espaço pequeno e dali para hoje Deus me ajudou, me deu sorte e todas as coisas que eu fiz deram certo. Então, ao chegar ao dia de hoje e receber essa homenagem, significa para mim o maior prêmio que dinheiro não paga”, ressaltou. 

A professora Amélia Uchôa disse estar orgulhosa com a publicação do livro. “Hoje eu sinto que ele está recebendo tudo aquilo que ele fez durante a vida dele, é um carinho imenso e toda a família está orgulhosa e feliz. Eu quero fazer um agradecimento ao Milton Alves Júnior, porque foi uma surpresa para a gente, ele dedicou-se ao livro, entrevistou toda a família com muito carinho e cuidado. Esse momento vai ficar na história da família”, assegurou.

O filho do homenageado, Jouberto Uchôa Júnior destacou a trajetória de sucesso do sergipano que dedicou a sua vida à educação. “É o grande legado evidenciado pelos familiares, amigos e admiradores, a sensação é muito boa, é de muita grande alegria porque a gente vê o reconhecimento da sociedade, ele já teve iniciativas de produção de livro, de uma biografia própria, mas ser escrita por outra pessoa, que ouviu filhos, amigos, colaboradores, torna muito rico escrever um livro com os olhos de outra pessoa”.

A biografia conta com depoimentos especiais, ilustrações exclusivas produzidas por artistas regionais e um prefácio assinado pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Augusto Ayres Britto. Na concepção da obra, o escritor contou com a ajuda valiosa de muitas pessoas, entre elas de um funcionário com 36 anos de Grupo Tiradentes, Anderson Siqueira, “é um prazer muito grande quando nós conseguimos contribuir com alguém, inclusive de forma que traga isso uma melhoria e uma informação do que nós temos aqui dentro, do tempo que passamos, da vivência que temos”.

A vice-governadora, Eliane Aquino, prestigiou o evento. “Tenho dito que o professor Uchôa não é referência apenas na área educacional, é uma referência para a área de desenvolvimento também. Porque quando a gente para e pensa e vê uma universidade com 60 anos de idade, 91 mil alunos tendo passando por essa casa, que estão trabalhando no estado de Sergipe, em outros estados e até fora do país, compreendemos a qualidade que o Grupo Tiradentes tem. E temos certeza que a história do professor Uchôa inspira jovens de todos os locais”.