_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Governo de Sergipe fortalece qualidade de ensino com avaliações do Saese e Saeb

Avaliações estadual e nacional ajudam a medir aprendizagem, orientar políticas públicas e aprimorar práticas pedagógicas

02/09/2025


O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), segue investindo no fortalecimento da educação pública, a partir das evidências geradas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ao atuarem de forma complementar, os instrumentos ampliam a compreensão sobre a educação, alinhando perspectivas locais, regionais e nacionais.

O Saeb acontecerá entre os dias 20 e 31 de outubro, enquanto o Saese ocorrerá entre os dias 10 e 28 de novembro de 2025, reunindo estudantes das redes públicas estadual e municipais em mais uma edição do processo avaliativo.

Criado em 2019, o Saese avalia anualmente estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A avaliação verifica componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, além de coletar informações contextuais de gestores, professores, estudantes e famílias. Já o Saeb, realizado a cada dois anos em todo o Brasil, dispõe de metodologia semelhante e abrange escolas públicas e privadas, em avaliações censitárias ou amostrais.

Enquanto o Saeb fornece dados para comparações nacionais e para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Saese contribui para o cálculo dos Índices de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese) e de Qualidade da Educação Municipal (IQE). Essa combinação fortalece a integração entre os dados locais e nacionais, permitindo que sejam tomadas decisões educacionais mais precisas.

Outro diferencial é que ambas as avaliações utilizam questionários contextuais, que ajudam a interpretar os resultados além das notas. Aspectos como infraestrutura escolar, práticas pedagógicas e perfil socioeconômico dos estudantes são considerados nas análises, o que garante uma visão mais ampla sobre os fatores que impactam o desempenho.

“Os resultados do Saese possibilitam que a equipe gestora e professores identifiquem as habilidades que já foram desenvolvidas na etapa e aquelas que precisam ser retomadas e intensificadas, por meio de um trabalho estratégico com um viés pedagógico”, disse Alexandre Guimarães, chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (Segsae).

A apropriação dos resultados também é um ponto central. Em Sergipe, professores e gestores participam de formações presenciais e on-line organizadas pela Seed, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF) e com a Fundação Cesgranrio. Além disso, a plataforma ‘Avaliação e Monitoramento Sergipe’ reúne publicações, análises e propostas de atividades, aproximando os dados da prática pedagógica.

Com a integração do Saese e do Saeb, Sergipe consolida uma cultura de avaliação, amplia a transparência e presta apoio a decisões educacionais baseadas em evidências. Consequentemente, além de medir resultados, as avaliações ajudam a reduzir desigualdades, fortalecer o trabalho das escolas e garantir que todos os estudantes da rede pública tenham acesso a uma educação de qualidade, alinhada aos desafios locais e nacionais.

“A realização de avaliações externas em larga escala como o Saese e o Saeb cria uma cultura pautada na melhoria de resultados, e na busca constante da qualidade da educação com equidade. Outro ponto é a contribuição com outras políticas, como a do ICMS-Social, a partir do cálculo do Índice de Qualidade da Educação Municipal”, pontuou a professora Joniely Cruz, diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional da Seed (Ceave).

 

Fonte: Secom/SE