O Programa de Atenção Psicossocial nas Escolas da Rede Pública Estadual de Sergipe (Acolher), do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), completa dois anos, consolidado como uma política eficaz de educação socioemocional para alunos e profissionais da rede. Somente em 2025, foram realizados 3.393 atendimentos, com a estimativa de ultrapassar a marca dos quatro mil até o final deste ano.
O investimento no programa reforça essa prioridade. Em 2025, o Acolher recebeu R$ 2.964.575,91. Somado aos recursos aplicados em 2024, o valor total destinado às ações nos dois anos alcança R$ 6.323.027,27, sublinhando o compromisso do estado com a saúde socioemocional na educação, como destaca o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral. "Cuidar do psicológico dos nossos estudantes e profissionais é fundamental não só para a melhoria da nossa educação, mas, também, para a qualidade de vida dessas pessoas. É aí que entra o Acolher, contribuindo no preparo de indivíduos resilientes e íntegros para um futuro melhor, como parte de uma educação que transforma", afirma.
Atuação e Prevenção
Atualmente, o programa conta com 95 colaboradores, entre psicólogos e assistentes sociais, distribuídos pelas 10 diretorias regionais de educação (DREs). A equipe atua em uma política de prevenção e promoção, que dialoga diretamente com os direitos humanos e o desenvolvimento integral, com foco no enfrentamento de temáticas complexas, como o bullying e cyberbullying, sexismo, capacitismo, intolerância religiosa e racismo.
Ao longo do ano, foram realizadas diversas ações preventivas e de acolhimento, incluindo campanhas, oficinas e dinâmicas, com o objetivo de promover o bem-estar de toda a comunidade escolar.
Capacitações e rede de apoio
A formação continuada dos profissionais foi um ponto alto em 2025. Cerca de 50 colaboradores do Acolher receberam capacitação em Práticas Restaurativas, por meio do apoio da Escola de Governo da Secretaria de Estado da Administração (Sead). O objetivo é dotar a equipe de metodologias eficazes para a resolução de conflitos e a construção de um ambiente de paz nas escolas.
A Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) também contribuiu, oferecendo formação especializada com foco nos indicadores de violência contra crianças e adolescentes do gênero feminino.
O programa mantém uma essencial rede de proteção em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), os Conselhos Tutelares, o Ministério Público, as delegacias e o Tribunal de Justiça.
Transformação e Confiança
Para a psicóloga da DRE 2, Palloma Carvalho, o trabalho da equipe busca fortalecer o bem-estar emocional de estudantes, professores e demais profissionais, e os resultados são visíveis. "Esse trabalho não é solitário, ele se constrói no diálogo com equipes gestoras, professores, famílias e a rede de proteção. É gratificante perceber como a escola, pouco a pouco, se abre para falar de saúde mental com mais naturalidade e menos tabu. Sou tocada pelas pequenas conquistas: um estudante que recupera a confiança, um professor que reencontra o equilíbrio, momentos que fortalecem a autoestima e o bem-estar", comenta.
O apoio do programa também se estendeu a experiências internacionais, já que os intercambistas do programa Sergipe no Mundo passam por orientações e acolhimento de técnicos do Acolher. A estudante Thielly Cardoso, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, que participou do programa Sergipe no Mundo 2025 e viajou para a Irlanda, destacou a importância do suporte. "O programa foi de extrema importância, pois realmente me ajudou, e acredito que também tenha ajudado outros estudantes que precisaram desse apoio. A psicóloga responsável pelo grupo foi extremamente profissional, me deu conselhos muito importantes que me ajudaram a lidar melhor com algumas situações durante a viagem", relata.
O Programa Acolher encerra o ano de 2025 com resultados expressivos. O aumento no volume de acolhimentos demonstra a crescente confiança da comunidade escolar em sua atuação, como afirma o coordenador do programa, Pedro Santana. "Vamos fechar o ano com cerca de quatro mil atendimentos. Esse número expressivo não apenas demonstra o sucesso do programa, mas, também e principalmente, deixa evidente a credibilidade que ele conquistou. As escolas compreenderam o papel do Acolher, o que gera uma relação de confiança mútua. É um sentimento muito positivo da firmeza que o programa construiu, um formato que realmente gera credibilidade a toda a comunidade escolar", pontua.
O balanço de 2025 revela um programa em plena expansão, que investiu em formação continuada, como as Práticas Restaurativas, e se prepara para lançar novos protocolos que nortearão a gestão de conflitos e a promoção dos direitos humanos nas escolas em 2026.
Fonte: Secom/SE

